Dicas de planejamento para comprar o imóvel dos seus sonhos

Um dos maiores desejos das pessoas é adquirir a o tão sonhado imóvel próprio. Mas o que muita gente não se deu conta ainda é que a chave do apartamento ou casa que se deseja ter é o planejamento financeiro.

Afinal, são poucas as pessoas que possuem a disciplina necessária para dar um passo adiante e conquistar o imóvel dos seus sonhos. Por isso, seguem algumas dicas interessantes que vão te ajudar a realizar este projeto.

Um dos pontos mais importantes é, sem dúvida, organizar suas finanças e estabelecer metas de poupar dinheiro. Confira seu orçamento, lançando seus ganhos e gastos em uma planilha e calcule a quantia que sobrará por mês para você investir na compra do imóvel. É muito importante reservar um determinado valor mensal para ser poupado e, se for preciso, corte alguns gastos.

No caso de optar por financiamento do imóvel, a primeira medida a ser tomada é juntar dinheiro para dar na parcela da entrada, geralmente 20% do valor do imóvel. Procure guardar este valor numa aplicação de pouco risco, como poupança ou fundos de renda fixa. Quanto maior a parcela da entrada, menor o valor a ser financiado, o que reduz os juros a serem pagos. Ah! E não se esqueça também de que uma boa ajuda pode vir do resgate de seu FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

Finalmente, antes de fechar o negócio, calcule gastos com taxas de transferência e documentação do imóvel, além das despesas recorrentes com manutenção, condomínio, IPTU e seguro, entre outros, e recorra à ajuda de um profissional que poderá auxiliar muito esclarecendo suas dúvidas em relação à compra do imóvel, ajudando na conferência da documentação, do pagamento, entre outros procedimentos, além de ser habilitado a encontrar o imóvel que melhor atende às necessidades de seus clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *