Taxa de juros Selic a 2% ao ano aquece o setor de venda de imóveis

A redução da taxa básica de juros (Selic) de 2,25% para 2% ao ano, após decisão tomada pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central no último dia 5 de agosto, está impulsionando ainda mais o mercado e aquecendo o setor de venda de imóveis.

Isto porque a medida trouxe uma redução ainda maior das taxas de financiamento para aquisição de imóveis, o que, sem dúvida, estimula e possibilita a compra de imóveis mesmo durante a crise provocada pela pandemia de Covid-19.

De acordo com dados do site MoneYou e da Infinity Asset Management, entre as 40 economias mais expressivas do mundo, o Brasil possui  hoje o 15º juro real mais baixo, com juros a 2% ao ano.

Este já é o quinto corte da Selic anunciado em 2020, e foi decidido por unanimidade devido à preocupação com o cenário econômico da crise do Coronavírus. Trata-se do menor patamar histórico para a taxa Selic desde 1999.

E para quem ainda não sabe, a Selic interfere no mercado imobiliário porque sua redução reflete nos juros de todas as operações, inclusive, dos financiamentos imobiliários e empréstimos em bancos que também seguem a diminuição dos juros.

Por estar atrelada a algumas taxas, entre elas a da poupança, quando a Selic é reduzida os bancos começam a liberar mais empréstimos aumentando a liquidez da economia, o que tende a reduzir as taxas de juros, inclusive, para o mercado de imóveis.

Apesar da queda, a taxa Selic no Brasil ainda é superior em comparação a outros países que também enfrentam as consequências da crise que afeta drasticamente a economia. Para se ter uma ideia, alguns países da Europa aplicam para algumas operações taxas de juros em 0,10% ao ano, o que deve ainda fazer com que a Selic possa diminuir ainda mais em nosso país.

Por isso, quando for comprar um imóvel, procure antes consultar a Selic. Se for preciso, procure a ajuda de um bom profissional, pois, com certeza, ele poderá orientá-lo!

Boa notícia, não é mesmo? A hora de comprar a tão sonhada casa própria ou um imóvel para retorno financeiro é agora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *