Simulador de Financiamento permite calcular seu potencial de compra de imóvel

Quando se decide comprar um imóvel, a primeira pergunta que vem à mente é qual seu potencial de compra. Sabendo qual é esse potencial, é possível encontrar outras oportunidades, negociar melhor as condições até mesmo adquirir um imóvel de valor superior ao que você almejava.

Em primeiro lugar, é preciso saber quais são os fatores considerados para se calcular o potencial de compra. Então, vamos lá:

Os fatores fundamentais a serem considerados são sua idade, sua renda mensal, o quanto você dispõe para dar de entrada, se vai poder usar seu FGTS, o prazo do financiamento imobiliário e as taxas de juros que serão aplicadas.

Parece que não tem importância, mas a idade de quem vai solicitar um financiamento é considerada, pois existem alguns seguros que são obrigatórios como, por exemplo, o seguro por Morte e Invalidez Permanente (MIP) que é calculado com base na idade para proteger ambas as partes. Assim, quanto menor for a idade, as taxas deste seguro são bem menores.

Como renda mensal você pode contar com a sua, somada às de outras pessoas que também vão morar no imóvel, lembrando-se que as parcelas só devem comprometer, no máximo, 30% do total dessa renda.

Quanto ao sinal de entrada, que é obrigatório tanto para a compra de imóveis prontos ou na planta, as instituições financeiras costumam exigir 20% do valor do imóvel. E você também pode usar o FGTS para ajudar na  entrada, o que ajuda a reduzir o valor das parcelas mensais.

No que se refere ao prazo do financiamento, a maioria das instituições financia o imóvel em até 360 meses, pois quanto maior for o tempo para o pagamento, o valor das parcelas fica menor.

Já com a taxa de juros reduzida, torna-se tranquilo financiar um imóvel que até então era quase impossível. E no cenário atual, com a Selic a 2% ao ano, as chances são ainda maiores.

Várias instituições disponibilizam, via Internet, um Simulador de Financiamento para você descobrir de modo ágil qual é o seu potencial de compra. Com ele, você pode simular o valor máximo da parcela que você pode pagar com a renda mensal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *