Como aproveitar a queda dos juros e se planejar para realizar o sonho da casa própria

Nos dias de hoje, com a taxa básica de juros Selic a 2% ao ano, as vendas de imóveis superam os níveis pré-pandemia e, assim, adquirir a tão sonhada casa própria está muito mais acessível.

No entanto, seja para comprar o imóvel à vista ou financiado, é necessário antes ter um planejamento financeiro.

Um dos pontos principais é analisar os gastos que você terá com a compra e pesquisar muito bem o preço e as condições dos imóveis que estão disponíveis para venda no mercado. Um dos conselhos dos especialistas é fazer uma análise de seu extrato bancário e avaliar quanto você dispõe financeiramente para investir no imóvel.

Calcule seus gastos mensais, todos os tributos a pagar e, se você ainda está comprometido com alguma dívida, certifique-se quando ela estará quitada para que não atrase com os pagamentos, pois com o “nome sujo” não é possível financiar um imóvel ou adquirir um empréstimo.

Se estiver pensando em aplicar um dinheiro, o ideal é buscar por uma Corretora de Valores, pois ela poderá fazer seu dinheiro render mais do que com a Poupança. Se necessário, peça ajuda de um economista para elaborar sua carteira de investimentos.

Em relação ao imóvel que você deseja adquirir, é fundamental pesquisar muito bem as ofertas e certificar-se do preço do metro quadrado da região em questão. Quanto a comprar um imóvel novo ou usado, embora o usado seja mais barato, pode acontecer de ele não estar em boas condições. Nesse caso, confira suas instalações hidráulicas e elétricas, telhados, pisos, revestimentos, documentação etc.

Se for financiar o imóvel, busque as diversas opções de financiamento nas inúmeras instituições financeiras e tome cuidado com o saldo devedor do financiamento, pois ele pode criar despesa elevada nos juros, prejudicando o planejamento financeiro.

Uma boa dica é acessar o site do Banco Central, pois nele é possível comparar os juros de financiamentos imobiliários oferecidos pelas instituições.

A compra por meio de Consórcios também é uma boa opção, pois oferecem um custo mais baixo, mas somente é vantajosa para quem não está com pressa de adquirir o imóvel.

Portanto, fique atento ao mercado imobiliário, pois excelentes oportunidades podem surgir a qualquer momento, ainda mais diante da crise que estamos atravessando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *