A automação residencial torna sua casa inteligente e mais segura

Imagine poder controlar, pelo celular ou tablet, o acesso à sua casa? Por exemplo, você saiu e esqueceu-se de trancar a porta ou alguém acabou de chegar e está sem a chave da porta de entrada. Você pode trancá-la ou abri-la de onde estiver. Bom demais, não é mesmo?

Quem assistia aos episódios de “Os Jetsons”, a família do futuro, deve estar pensando que essa realidade já chegou. De fato, o conceito surgiu nos EUA na década de 1970, quando os primeiros sistemas automatizados de controle remoto foram criados para aplicações industriais. E agora essa comodidade está invadindo os lares em vários países, incluindo o Brasil.

Para quem ainda não sabe, a automação residencial é um sistema que aplica tecnologias no interior da residência facilitando algumas tarefas que antes dependiam do morador estar em casa. Isto porque ela faz com que todos os sistemas eletrônicos funcionem sob o nosso total controle.

Com a automação, é possível ver tudo o que acontece em sua casa, de qualquer lugar e, também, controlar os aparelhos de som e até a iluminação de cada ambiente, assim como todos os equipamentos como ar condicionado etc., por meio de seu dispositivo.

Isso sem contar que é possível controlar o fechamento ou abertura de cortinas, programando-os para o horário desejado, ligar e desligar os equipamentos e até acionar o sistema de irrigação de jardim, por meio de sensores de umidade do solo e temporizadores, para que suas plantas estejam sempre saudáveis.

Outro grande benefício que a automação residencial traz é o de tornar a casa sustentável, detectando os consumos desnecessários, reduzindo desperdícios de luz, água etc.

Desenvolvido por analistas de sistemas e engenheiros, os aplicativos para automatização são criados de acordo com a vontade de cada cliente. E algumas empresas oferecem, também, um serviço de help-desk para auxiliá-lo tirando suas dúvidas.

Se você está pensando que o preço para automatizar sua residência é muito alto, aí vem uma boa notícia: a automatização residencial já é possível para pessoas de qualquer poder aquisitivo, pois podem ser montados pacotes de acordo com sua necessidade e interesse.

No site Olhar Digital você encontra um Guia que pode te ajudar a calcular custos e encontrar a solução mais acessível para o seu caso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *