Segundo pesquisa, 40% dos brasileiros pretendem adquirir imóvel nos próximos dois anos

Realizada pela Brain Consultoria Estratégica, uma pesquisa com cerca de 700 consumidores revelou que nos próximos dois anos 40% dos brasileiros pretendem adquirir imóvel. A intenção de compra, de acordo com os dados, subiu de 20% para 40% em apenas quatro meses.

Estes dados demonstram que a crise atual mudou o cenário econômico, também, no que diz respeito à relação entre imóveis lançados e vendidos, que seguia de forma equiparada e no primeiro semestre deste ano o número de vendas de imóveis em todo o Brasil foi de 71.109, ou seja, 89,1% a mais que o número de lançamentos que foi de 37.596.

Ainda de acordo com a pesquisa, neste semestre está havendo uma concentração maior de lançamentos horizontais, tendo sido realizados 192 lançamentos e a previsão é que sejam realizados mais 272 em todo o país até o final deste segundo semestre.

Segundo Marcelo Gonçalves, sócio-consultor da Brain, a previsão é de fechar o ano entre 40.000 e 45.000 unidades vendidas, o que representa 6.000 a 8.000 novas unidades mensais.

Quanto à preferência dos consumidores em relação ao tipo de imóvel, eles estão procurando por apartamentos que tenham mais espaço e com varanda, confirmando o quanto a necessidade de trabalhar em casa tem interferido nas escolhas.

Além da procura por cômodos apropriados para home office, coworking, modelo de trabalho que se baseia no compartilhamento de ambiente, outros itens foram citados como fundamentais, por exemplo, local para higienização de produtos para recebimento de mercadorias e portaria remota, além de área de lazer maior, com academia  e espaço dedicado para pets, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *