Confira como aumentar seu potencial de compra de imóvel

Por ser uma das maneiras mais fáceis de sair do aluguel podendo fazer uso imediato do imóvel, o financiamento imobiliário tem sido a forma mais utilizada pelos brasileiros para adquirir o imóvel próprio.

Por isso, confira como aumentar as chances de contrair um crédito imobiliário e conquistar o imóvel dos seus sonhos.

Calcular seu potencial de compra com o Simulador de Financiamento é o primeiro passo a ser dado. Esta simulação pode ser feita nos sites de diversas instituições financeiras, como explicamos em matéria aqui no Blog:

Outro passo importante é aumentar a renda familiar, o que é possível incluindo os rendimentos de todos os familiares que pretendem morar no imóvel. Afinal, é necessário ter uma renda compatível com o valor do imóvel para conseguir o financiamento.

Portanto, confira algumas dicas para aumentar as chances do financiamento imobiliário ser liberado e para você pagar as parcelas de forma tranquila.

A primeira dica é consultar o seu CPF, o que pode ser feito até mesmo pela Internet, para checar se existem restrições em seu nome,pois se estiver negativo, é difícil conseguir a aprovação do financiamento. Outra boa dica é abrir o Cadastro Positivo no Serasa, que reúne informações sobre seu comportamento em relação aos pagamentos de boletos.

Abrir uma conta no banco, no qual irá pedir o financiamento imobiliário, também é bastante importante, pois quanto mais tempo você for cliente, maior será seu crédito. Mas para isso, é preciso utilizar essa conta para suas principais movimentações financeiras, pois assim fica bem mais fácil comprovar sua renda.

Para aqueles que trabalham com registro em carteira, o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) pode ajudar bastante para pagar a entrada do financiamento ou para amortizar o saldo devedor.

Muitas instituições, além dos documentos específicos como: RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda e declaração de Imposto de Renda, costumam consultar o score do consumidor, ou seja, uma pontuação calculada pelos órgãos de proteção ao crédito, como SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e Serasa.

Esta pontuação do score vai de 0 a 1.000 e o ideal é ter um score acima de 700. Por isso, se o seu score não atingir uma boa pontuação para obter a aprovação, aí vão algumas dicas: mantenha seu nome “limpo”, negocie e quite dívidas pendentes, pague suas contas pontualmente e, sempre que possível, antes da data do vencimento.

Para aumentar o potencial de compra outras medidas colaboram como pagar a quantia máxima que conseguir de entrada e, se for adquirir o imóvel na planta, efetuar pagamentos maiores durante sua a construção, adiantando as parcelas mensais.

A Casamorada Engenharia possui uma cartela de empreendimentos que te ajudará a encontrar um imóvel que atenda às suas necessidades e, ao mesmo tempo, permita que você realize um excelente negócio. Conte com a gente sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *