Copom mantém Selic em 2% ao ano

Realizada no último dia 20 de janeiro, a primeira reunião do Copom – Comitê de Política Monetária do Banco Central de 2021 estabeleceu que a Selic, taxa básica de juros, permanecerá em 2% ao ano.

Com a decisão de manter a taxa em seu menor patamar já atingido, a procura por imóveis continua em alta fazendo com que o sonho da casa própria se realize ainda este ano.

Analistas já esperavam por esta decisão por estarem surgindo novas variantes do Coronavírus, o que traz insegurança quanto à estabilidade da economia. No entanto, não ficou decidido se as taxas continuarão nesse patamar até o final de 2021, pois o Banco Central tirou do comunicado o termo técnico “forward guidance” (orientação futura).

Mesmo assim, se houver algum aumento, este só será determinado depois de ser analisada a situação que o Brasil atravessa, na próxima reunião prevista para março.

O objetivo do Banco Central é que a inflação fique em torno de 3,75%, com variação de até 1,5 abaixo ou acima, a exemplo de 2020 quando a inflação encerrou o ano em 4,52%, quando o governo previa 4%. Para a XP Investimentos, em 2021 a inflação deve chegar a 3,5% e a Selic, no máximo, a 3%.

Ainda assim, mesmo que a Selic suba um pouco este ano, a hora de comprar um imóvel é agora, considerando-se que apenas em 4 anos a taxa Selic baixou de 14,25% para 2%, tendo sido realizadas cinco reduções somente em 2020.

A Casamorada Engenharia possui uma cartela de empreendimentos que atendem às suas necessidades em relação ao imóvel tão procurado, e sua equipe de profissionais altamente adaptados às novas tecnologias está pronta para te ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *