Construção Civil foi o setor que mais criou oportunidades em 2020

Um dos setores que continuou crescendo durante 2020, apesar da pandemia, foi a Construção Civil que contribuiu para movimentar a economia do país com a criação de inúmeras oportunidades de emprego.

De acordo com o Ministério da Economia, o setor da Construção Civil foi o responsável por gerar o maior número de oportunidades no país em 2020, favorecendo grande parcela da população. De janeiro a outubro, foram criadas pelo setor 138.409 vagas de emprego.

Após ter superado os desafios do aumento dos preços dos insumos e sua escassez, a Construção Civil continuou crescendo e, segundo especialistas, o setor deve gerar mais de 200 mil empregos este ano.

A última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada no final de 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), trouxe a porcentagem de crescimento ocupacional de quatro categorias, entre as 10 existentes. A maior alta foi registrada na Construção Civil, que teve um aumento de 10,7 %. Na sequência, vem a categoria de comércio e manutenção de veículos com 4,4%; logo após a da agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura que apresentou crescimento de 3,8% e a da indústria com 3%.

Durante a crise econômica causada pela pandemia do novo Coronavírus, a Construção Civil foi a que mais trouxe oportunidades em 2020, tanto para trabalhadores com registro em carteira como para os autônomos.

Dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego – CAGED, que avalia apenas empregos com carteira assinada, revelaram que o setor foi o que mais gerou vagas nos primeiros dez meses de 2020, totalizando 157.881 novas contratações, o equivalente a 34,6% de aumento em relação ao mesmo período do ano anterior.

Apesar dos dois últimos meses do ano sempre apresentarem um resultado menos expressivo, por ser um período de muita chuva, segundo Ieda Vasconcelos, economista da Câmara Brasileira da Construção Civil, o mês de novembro de 2020 foi registrado como o melhor desde 1992, tendo sido gerados aproximadamente 20 mil novos postos de trabalho, o que vem comprovar a força da Construção Civil e sua interferência na sociedade e no PIB do país.

A Casamorada Engenharia está sempre buscando oferecer em seus empreendimentos o que há de mais moderno e seguro para que você encontre o imóvel que tanto deseja e que atenda às suas necessidades. Contate-nos e conte com nossa equipe altamente qualificada para fechar um excelente negócio.   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *