Tendências da Construção Civil para 2021

O mercado da Construção Civil vem incorporando novas tendências que visam contribuir para a melhoria nos processos de construção, a fim de reduzir os impactos ambientais e aumentar a qualidade de vida.

Uma das tendências deste mercado é o uso de energias renováveis que fazem a diferença não somente no meio ambiente, mas também no setor econômico, priorizando desde a entrada da luz e a ventilação natural até a instalação de placas fotovoltaicas.

A tecnologia BIM (Building Information Modeling), ou seja, o conjunto de informações que são geradas e mantidas durante toda a obra, é outra tendência que vem sendo cada vez mais incorporada pela Construção Civil. Para 2021, a novidade é o BIM 5D que permite efetuar um cronograma físico-financeiro mais realista, com orçamentos mais assertivos.

Outra tendência é a Internet das Coisas (IoT) que permite monitorar processos e promover melhorias e ganha destaque em 2021 com as etiquetas RFID (Identificação por Radiofrequência) para rastrear materiais e equipamentos diversos, além do uso de catracas inteligentes que ajudam a controlar com mais precisão a documentação.

O processo de construção modular, que se dá através de módulos individuais fabricados em linhas de montagem padronizadas e somente montados no local da edificação, também é uma forte tendência, pois pode ser realizado a partir de matérias-primas como o concreto, a madeira e o aço, entre outras.

No que se refere à sustentabilidade e eficiência, a construção modular chega a ser 20% a 50% mais veloz que os métodos tradicionais utilizados.

Sempre acompanhando as novidades que surgem, a Casamorada Engenharia possui uma cartela de empreendimentos que correspondem às suas expectativas de moradia ou investimento. Contate-nos para ter a certeza de estar realizando um excelente negócio! Te aguardamos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *